Manifestação dá resultado e Palmeiras anuncia manutenção da equipe de basquete

Manifestação dá resultado e Palmeiras anuncia manutenção da equipe de basquete

Não poderia deixar de comentar a excelente notícia da última segunda-feira (20), quando a diretoria do Palmeiras anunciou a manutenção da equipe de basquete para a temporada 2013-14. O Verdão fechou um patrocínio de R$ 2,5 milhões com a empresa Meltex, responsável pela rede de lojas oficiais do clube.

ProtestoPalmeiras04-05-2013

Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns à diretoria do Palmeiras, que se mobilizou e se preocupou com os torcedores da agremiação. A minha maior crítica durante esse período de indefinição era de que o clube deveria lutar para manter a sua equipe de basquete mesmo se não conseguisse um patrocinador. Mas deixa pra lá, o patrocinador veio e com ele renasce a esperança de ver o Palmeiras crescer cada vez mais no basquetebol, honrando suas tradições e glórias do passado.

Em segundo, e não menos importante, deixo aqui os meus elogios à torcida do Palmeiras, que fez algo nunca visto antes na história desse país (não estou imitando o Lula): organizou um protesto a favor de uma modalidade que há anos vem sofrendo com a falta de apoio e organização. Eles se mobilizaram, protestaram e até mesmo correram atrás de patrocinadores. Que isso sirva de exemplo para milhões de torcedores basqueteiros pelo país, que se calam toda vez que sua equipe sofre com falta de apoio. Que sirva de exemplo para os torcedores de Suzano, que viram sua equipe de basquete acabar com uma justificativa duvidosa da Prefeitura da cidade, que alegou não ter recursos, mas ao mesmo tempo liberou uma verba de 300 mil reais para o crescimento do basquete na região. Que sirva de exemplo para os torcedores da Assembleia Paraense, do Pará, que viram sua equipe desistir de participar da Supercopa Brasil às vésperas do início da competição, pois o clube não tinha condições de bancar o deslocamento da equipe até o Rio de Janeiro, já que a CBB, responsável por financiar as passagens das equipes, alegou de última hora que não teria condições para isso.

Para finalizar, publico aqui uma mensagem do Fernando Galuppo, historiador e jornalista, que foi um dos principais personagens palmeirenses na luta para manter o basquete do Verdão:

“É com a mais viva alegria que arde em meu peito palestrino que felicito a diretoria do Palmeiras pela manutenção e aquisição de patrocínio para o nosso querido e glorioso Basquete. Todo esforço, luta e empenho foram recompensados. Essa gestão consegue um marco glorioso em sua jornada ao fechar o maior patrocínio em toda a história dos esportes olímpicos do clube, desde a época da Parmalat. Ou seja, há mais de 20 anos não tínhamos um aporte financeiro para uma modalidade esportiva – exceto o futebol – que ultrapassasse as cifras dos milhões! Parabéns a todos os envolvidos nesse processo. Venceu a tradição. Venceu o Palmeiras!”